Como escolher o mês do seu casamento?

Janeiro

Prós: O ano começa com os dias mais longos que a noite. Para quem quer um lindo por do sol durante a cerimônia, essa é uma boa época. As fotos e vídeos ficam lindos. É um mês pouquíssimo procurado para casamentos, por isso muitos prestadores de serviço estão mais dispostos a dar descontos maiores para quem escolher esse mês.

Se o casal tem muitos convidados de outros estados, esse é o mês que as pessoas estão mais dispostas a viajar. Com um bom planejamento financeiro (sem exageros no Natal), é um mês que os noivos tendem a ter um fôlego financeiro por conta do décimo terceiro salário. Isso pode ajudar muito para os custos de última hora.

Contras: O começo do ano é a época mais quente do ano. A escolha de um salão não climatizado vai gerar desconforto. Cerimônias ao ar livre são bem arriscadas por conta das pancadas de chuva, muito comuns nesse mês. Alguns fornecedores entram em férias na primeira quinzena de janeiro. É o mês que as pessoas mais viajam. É provável que alguns convidados já tenham viagens planejadas. A alta temporada eleva muito os custos da lua de mel.

Fevereiro

Prós: As flores tropicais estão em sua melhor fase. Dá para montar uma decoração super florida e perfumada. O horário de verão anima as pessoas e a festa parece durar mais. Cerimônias ao por do sol são arriscadas, mas maravilhosas nessa época. O clima de carnaval é propício para quem quer convidar uma bateria de escola de samba para animar a festa.

Contras: Muitos convidados podem estar viajando. É preciso ter atenção para não marcar na semana do carnaval ou na que antecede. Ainda é alta temporada e sua lua de mel pode sair salgada.

Março

Prós: Em março o clima já é mais ameno e confortável. É um mês muito bom para decoração bastante florida. Para quem gosta de orquídeas, esse é o mês. Para quem procura uma lua de mel tranquila e econômica, o período de março a junho é uma ótima pedida.

Contras: As chuvas no fim de tarde ainda assustam muitos casais. É fundamental ter um plano B para casamentos ao ar livre.

Abril

Prós: Assessores e especialistas em casamentos apontam o mês de abril como o melhor para casamentos. O clima é bem mais ameno e não costuma chover. Não é calor, nem frio. Perfeito para cerimônias ao ar livre.

Contras: É um mês bastante procurado para casamentos. É preciso escolher os fornecedores com antecedência. A oferta de flores já não é tão grande, e por isso os preços começam a subir. Nada que um planejamento não resolva.

Maio

Prós: O “mês das noivas“, que era tão concorrido antigamente, é hoje apenas o sexto mês com mais casamentos. O clima continua ameno, e não temos tantas chuvas no Brasil.

Contras: As flores estão SUPER valorizadas por conta do Dia das Mães. Se não quiser pagar uma fortuna, antecipe-se.

Junho

Prós: É um mês pouco concorrido e os noivos podem barganhar descontos. O frio se aproxima e os buffets podem servir vinhos, comidas mais pesadas e massas. O traje de gala fica mais confortável e elegante no inverno (isso vale para Julho e Agosto também). As tulipas e chuva de prata estão na sua melhor fase e não saem tão caras. É a época do ano com menor índice de chuvas.

Contras: É uma boa alternativa para quem quer uma cerimônia ao ar livre. Mas é preciso lembrar que já é inverno, e os ambientes devem estar preparados para combater o frio.

Julho

Prós: Geralmente é o mês mais frio do ano. Os convidados se vestem com mais elegância. As comidas podem ser mais pesadas e saborosas. As hortênsias e copos de leite estão em alta e com preço bom.

Contras: É o mês de férias escolares. Muitas famílias viajam nessa época. É preciso convidar com antecedência seus convidados. A lua de mel não sai tão barata em qualquer destino.

Agosto

Prós: É um mês com poucos casamentos. E sabe por quê? Superstição. Acredita? Dizem que quem se casa em agosto tem azar na relação. Na prática, sabe o que isso quer dizer? É hora de pechinchar. Algumas flores estão muito bonitas nessa época (Copo de Leite e Íris por exemplo).

Contras: Se você realmente acredita em superstição passe longe desse mês.

Setembro

Prós: A primavera começa em setembro. Existe um clima romântico no ar. Talvez por isso setembro seja o “novo mês das noivas”. Existe uma variedade grande de flores para a decoração. O clima é ameno como em abril/maio.

Contras: É um mês bastante concorrido. É muito difícil conseguir descontos dos fornecedores. As datas se esgotam bem rápido. Para conseguir os fornecedores que deseja o segredo é: antecedência.

Outubro

Prós: É o auge da primavera e os lírios estão com preços bem acessíveis. O frio, definitivamente, já deu adeus e não chove tanto. Bom para casamentos ao ar livre.

Contras: Pela proximidade do mês de setembro, a concorrência por locais e fornecedores continua alta. Ou seja, poucos descontos. Se procura uma lua de mel mais tranquila, é bom fugir do feriado de 12 de outubro. Muitas famílias viajam nessa semana por conta da emenda com o dia dos professores.

Novembro

Prós: Esse é o mês das lavandas. Uma boa opção para quem busca toques provençais. Muitos recebem a primeira parcela do décimo terceiro, que vai aliviar o bolso perto do grande dia. É a última chance antes da correria de fim de ano.

Contras: Calor e chuva estão presentes nessa época. É um mês com dois feriados nacionais (dias 2 e 15) e isso pode atrapalhar a programação com fornecedores e convidados. Não é aconselhável fazer a cerimônia ao ar livre. Os preços começam a subir para quem vai fazer a lua de mel nessa época.

Dezembro

Prós: O décimo terceiro salário ajuda muito as finanças do casamento. O clima de festa está no ar e as pessoas estão mais felizes e animadas.

Contras: É um mês bastante concorrido. As datas se esgotam rápido nas duas primeiras quinzenas do mês. É alta temporada e a lua de mel sai bem mais cara do que nos meses anteriores. O calor exige cuidados maiores de climatização. É arriscado demais fazer cerimônias ao ar livre.